segunda-feira, novembro 27, 2006

+ Manual de instruções-


Nesta matéria estarei ensinando como criar um jogo de plataforma usando o The Games Factory / Multimedia Fusion Express da Gaming Brasil. Não irei falar como criar engines próprias, partículas, ou qualquer outra coisa do tipo, pois esta é uma matéria destinada aos que nunca tiveram contato com o programa. 2. Obtendo material Antes de botar a mão na massa, é necessário ter material para fazer o jogo. Aqui estarei utilizando o "Super Mario" como personagem principal, mas você pode usar outros se quiser. Todo esse material (sprites, cenários, músicas, sons...) pode ser encontrado aqui mesmo na Gaming Brasil (seção de libs e multimedia). Coloque as libs na pasta \libs do tgf / mfx e as músicas e sons na pasta \multimedia*. Feito isso, vá até a pasta \projetos* e crie uma nova com o nome Meu primeiro jogo. * Note que no TGF as pastas \multimedia e \projetos não existem inicialmente. Assim sendo, é necessário criá-las.
2. Criando pasta "Meu primeiro jogo"...
3. Criando o "Storyboard" Entre no The Games Factory / Multimedia Fusion Express. Você de cara verá o Storyboard Editor. É como se fosse uma história em quadrinhos (e é assim que montaremos nosso game):
Primeiro frame - tela de entrada
Segundo frame - o jogo em si
Terceiro frame - parabéns, você passou de fase!
* Note que frame significa quadro em Inglês. Quadro 1, quadro 2, quadro 3...
3. Criando um novo frame
Antes de tudo, salve o jogo (File -> Save). Agora, criaremos os frames do jogo (assim como descrito acima). Para isso, clique uma única vez com o botão esquerdo do mouse no "botão 2" e "botão 3" em seguida (como mostra a foto acima). OK, agora temos os 3 frames do game. Vamos trabalhar no primeiro 4. O primeiro frame - tela de entrada No Storyboard Editor, clique com o botão direito do mouse no primeiro frame e vá em "Frame setup". Lá, faça:
clique no botão "Background" e escolha a cor preta. Isso fará com que a cor de fundo do quadro 1 seja preta.
Em "Title of this frame", escreva Tela de entrada

4. Frame setup
Feito isso, vamos ao Editor de nível. Novamente, clique com o botão direito do mouse no quadro 1, vá em "Edit this frame" -> "Frame Editor" (assim como mostra a figura abaixo)
4.01 Do Storyboard ao Level Editor...
4.1 O primeiro frame - Level Editor Agora que estamos no Level Editor, vamos escrever alguma coisa... Crie um objeto de texto (assim como mostra a figura abaixo) e coloque-o na fonte Arial (tam: 28, cor: branca). Escreva Meu primeiro jogo
4.1 Textos...
Abaixo, insira um novo texto de de fonte Arial (tam: 16, cor: amarela) e escreva: "Este é o meu primeiro jogo. Pressione Enter para continuar" Deverá ficar algo como isso:
4.11 Quadro 1 no Level Editor
Não é lá muito bonito, mas fica bom para o primeiro jogo, hehehe Agora clique no botão destacado na figura acima. Iremos ao Event Editor (também chamado de Editor de Eventos) 4.2 O primeiro frame - Event Editor O Event Editor é onde faremos toda a programação do jogo. Não existe nada de código aqui, apenas lógica. Por exemplo, é aqui onde você diz ao computador: Se a tecla "Esc" for pressionada - saia do jogo Voltando ao nosso game, este frame só terá dois eventos:
No começo do frame - tocar uma música
Se a tecla Enter for pressionada - ir ao próximo frame
Tudo isso é bem simples. Siga as instruções da foto abaixo para criar o primeiro evento:
4.2 Início do frame -> tocar música
Escolha a música à ser tocada e clique em OK. Como estamos fazendo um game do Super Mario, nada mais justo do que colocar uma música dele (você pode baixar seção Multimedia aqui da Gaming Brasil)
4.21 Música
Nosso primeiro evento está pronto! Agora vamos ao segundo:
4.22 Se tecla "Enter" for pressionada -> ir ao próximo frame
E com isso, o primeiro frame do nosso jogo fica pronto. Podemos voltar ao Storyboard Editor (clique no botão circulado de vermelho). Se você deseja testar o game como está agora, clique no botão circulado de verde na figura abaixo:
4.23 Storyboard, rodar jogo
Para evitar problemas, salve o jogo (File -> Save) 5. Quadro 2 - configurando A configuração do quadro 2 é bem simples. Siga os passos da foto abaixo:
5. Configurando o quadro 2
5.1 Quadro 2 - personagem Instalei uma lib do Super Mario no programa. O nome dela é "Noname" mesmo, mas pelos objetos que aparecem dá para perceber que é do Super Mario Vamos começar a montar a fase colocando o personagem principal na tela (Super Mario). Siga os passos da foto:
5.1 Colocando um objeto de uma lib no jogo
Agora, vamos configurar o movimento Super Mario:
5.11 Movimento de plataforma
No Editor de movimento, apenas clique em OK. Se você quiser, pode dar uma olhada e mudar alguns valores como velocidade, aceleração, gravidade, etc. 5.2 Quadro 2 - cenário É agora que vamos colocar as plataformas e cenários na tela. Na janela das libs, tudo o que estiver abaixo do ícone de Background (está circulado na foto abaixo) é objeto de fundo (cenário/plataformas)
5.2 Objetos de fundo da lib do Super Mario
Aqui é você quem decide como vai montar a fase. Coloque todos os fundos e plataformas que desejar. Quando terminar, configure as plataformas. Clique com o botão direito do mouse nelas, vá em Obstacle e marque Yes (ou Platform)
5.21 Obstacle -> Yes
Termine de montar a fase. Novamente, você é quem decide como vai fazer isso (que objetos vai colocar, quais cenários, etc.). Aproveite e coloque o objeto ativo "Power Star" no final da fase. Quando o Mario tocar nele, irá passar de fase
5.22 Power Star
5.3 Quadro 2 - eventos Entre no Event Editor (igual você fez no quadro 1). Os eventos agora são esses:
Start of frame -> Play music (toca uma música quando o frame é carregado - igual foi feito no quadro 1)
Sempre -> fazer tela seguir personagem
Se Mario encostar em uma plataforma -> parar (se não fosse este evento, ele iría cair da plataforma)
Se Mario bater na parte de baixo da tela -> voltar ao frame anterior (perdeu uma vida, deu gameover)
Se Mario encostar na estrela -> ir ao próximo frame (passou de fase, ir ao quadro 3)
Veja as fotos e crie os eventos:
5.3 Evento 1 5.31 Evento 2 5.32 Evento 3 5.33 Evento 4 5.34 Evento 5
E com isso, terminamos o frame 2! Agora, volte ao Storyboard Editor:
5.35 Eventos prontos
Aproveite e salve o jogo (File -> Save) 6. Quadro 3 - montando Entre no Level Editor do quadro 3. Lá, escreva o texto "Parabéns, você terminou o jogo!" usando a fonte Arial (tam: 16, cor: preta). Como nós não mudamos nada, a cor de fundo por padrão será branca. Ah sim, já sabemos usar as libs, então pegue uma figura da lib do Super Mario e coloque no frame (no caso eu coloquei uma espécie de "letreiro" ) Aproveite e escreva outro texto (fonte Arial, tamanho: 12, cor: preta) dizendo "Pressione ENTER para jogar novamente ou ESC para sair"
6. Frame 3 no Level Editor
Feito isso, entre no Event Editor 6.1 Quadro 3 - eventos Os eventos deste quadro serão muito mais simples do que os do anterior:
Start of frame -> Play music (tocar uma música)
Se a tecla ENTER for pressionada -> ir ao frame 1 (usuário escolheu jogar novamente)
Se a tecla ESC for pressionada -> sair do jogo (usuário escolheu sair)
Muito simples. Aí vão as fotos de como fazer:
6.1 Evento 1 6.11 Evento 2 6.12 Evento 3
E com isso o frame 3 fica pronto. Mas o jogo ainda não! Falta escolher um nome (que aparecerá como título na janela) e torná-lo um arquivo executável (.exe) Lembre-se de salvar o jogo (File -> Save) 7. Nomeando e criando o arquivo executável Esta parte é bem rápida. Iremos apenas dar um nome ao jogo e transformá-lo em um arquivo .exe. Vá em File -> Application setup. Veja a foto abaixo:
7. Nomeando o jogo
Feito isso, clique em OK. Agora iremos criar o .exe:
7.01 Criando o arquivo executável
8. Finalizando o game Falta apenas UM detalhe para o seu game funcionar em todos os computadores: a DLL. TODOS os jogos criados no Multimedia Fusion Express e The Games Factory 32 bits precisam ser distribuídos junto com a DLL "cncs32.dll" (e também com o arquivo .cca do seu game (.gam se você usar o tgf)). Vá até a pasta do tgf / mfx, copie esse arquivo e cole na pasta onde você criou o .exe do seu game. Depois, é só rodar (use Shift para pular). SEU PRIMEIRO GAME ESTÁ PRONTO!

E ainda uns sons para os vossos jogos:
http://gamingbrasil.mundoperdido.com.br/resdl.php?id=289

Pronto...

Queria também agradecer os visitantes que gostam do sonic games e a todos aqueles que baixam os jogos.

Obrigado;)

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